Saúde
Seguro-saúde
No exterior, o Ministério de Relações Exteriores provê o Plano Complementar de Assistência Médica do Serviço Exterior Brasileiro (PCAMSE) aos seus servidores, dependentes e pensionistas. O PCAMSE funciona como um seguro-saúde no qual, na maioria dos casos, é livre a escolha de médicos, hospitais e estabelecimentos de saúde, no Brasil ou no exterior. O pagamento é realizado diretamente ao prestador do serviço médico, para posterior envio de pedido de reembolso de parte do valor. Atualmente, a seguradora prestadora desse serviço é a Allianz Worldwide Care.
De acordo com a legislação vigente, podem ser incluídos como dependentes o cônjuge ou companheiro do servidor, assim como filhos menores de 21 anos de idade, ou menores de 24 anos de idade, se forem estudantes.
Você sabia?
Em 2016, a AFSI conduziu pesquisa inédita com os servidores do MRE e seus familiares sobre seu grau de satisfação em relação aos serviços prestados pela Allianz Worldwide Care e suas parceiras. A pesquisa completa e o ofício enviado ao MRE (Ofício n.08/2016/AFSI, de 21 de junho de 2016) estão disponíveis aos nossos associados na área Ofícios Protocolados. |
App: A Allianz oferece um aplicativo para celular chamado MyHealth.
Com este aplicativo você pode fazer os pedidos de reembolso diretamente, enviando os recibos por foto do celular. Poderá ainda checar sua cobertura sempre que precisar e também apresentar sua carteirinha de segurado, mesmo quando não tiver acesso à internet. |
1) A primeira providência recomendável é fazer uma revisão médica (dentistas, oftalmologistas, etc.) em toda a família antes da partida. Atualmente somente os funcionários são obrigados a fazê-la, porém toda a família estará exposta às novas condições de vida, higiene e saúde.
2) No caso de remoção para países dos postos C e D recomendamos que a família se dirija ao Ambulatório do Viajante do Hospital da Asa Norte (HRAN), ou em centros privados para consulta e aplicação de vacinas, pelo menos 40 dias antes da data da viagem. É importante ressaltar que as consultas e vacinas são gratuitas, mas devem ser agendadas previamente, por meio do telefone (61) 3325-4362.
3) No caso da vacina contra a febre amarela, após receber a dose, o paciente deve procurar o posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) instalado no Aeroporto JK para receber o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia). Este certificado deverá estar sempre junto ao seu passaporte, pois há países que não permite a entrada de viajantes sem este documento. A lista completa dos países que exigem a apresentação deste documento está disponível no site da Organização Mundial de Saúde. http://www.who.int/ith/ith_country_list.pdf?ua=1
4) Recomenda-se ainda as seguintes vacinas: Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba); Hepatites A, B e A+B, HPV, Varicela, Influenza (gripe), Poliomelite, Vacinas contra difteria, tétano e coqueluche, Antipneumocócica 23 – valente, Antimeningocócica C conjugada, BCG.
5) Providencie a compra de medicamentos de uso contínuo, ou mesmo, óculos, lentes de contato e demais itens desta natureza; garantindo alguns meses de tranquilidade (ao menos 6 meses) até confirmar a disponibilidade destes itens no país de destino.
6) Ao chegar ao destino consulte sua rede de contatos local para indicações médicas e tenha esta lista sempre à mão. Visite e “eleja” o hospital de referência para o caso de alguma emergência médica.
Endereço: SMHN Qd 101. Asa Norte – Brasília
Telefone: (61) 2017-1900 ramais 7213/7214
- Sobre malária:
- Folder da FioCruz
- Informações da OMS – Organização Mundial da Saúde