O Outreach é uma iniciativa da AFSI e tem como objetivo criar grupos de “boas-vindas e ajuda” em cada posto que o MRE tem espalhado pelo mundo. O intuito destes grupos é fazer com que os recém-chegados se sintam acolhidos, bem recebidos e menos sozinhos.

 

A iniciativa é simples, mas pode significar uma enorme diferença para quem chaga a uma cidade sem conhecer ninguém, sem ter para quem perguntar as coisas e se sentindo inteiramente perdido. Especialmente para a família que acompanha o servidor, é natural se sentir completamente só, depois de chegar a uma cidade, pensando em como vai resolver mil providências sem saber como e por onde começar, e muitas vezes sem falar a língua!

Formas de atuação:

1 – ANTES DA CHEGADA

A AFSI é informada de todas as remoções e envia aos Grupos Outreach essa informação, contendo, sempre que possível, o e-mail do cônjuge/dependente. Um voluntário de cada grupo envia ao cônjuge/ dependente um e-mail de boas-vindas, para estabelecer um primeiro contato e para abrir um canal para tirar dúvidas.

2 – NA CHEGADA

Um voluntário entrega no hotel onde a família ficará hospedada, uma cestinha com o Kit de Boas-Vindas da AFSI. O que estará no kit fica a critério do grupo, mas sugerimos que incluam alguns documentos de primeira necessidade, tais como:

  • Folder de boas-vindas da AFSI, contendo o nome, telefone e email de alguns voluntários (modelo em anexo);
  • Lista com os telefones de todos os funcionários do posto (em geral já existe no posto), se possível contendo também os nomes dos conjuges e os telefones;
  • Lista de telefones úteis da cidade, contendo números de emergência, polícia, bombeiros, prestadores de serviço, médicos, dentistas, hospitais, dicas etc. (normalmente já existe no posto);
  • Cópia do Guia do Posto, ou do documento com informações preparado pelo grupo, caso o Guia do Posto não exista;
  • Mapa da cidade
  • Links úteis da AFSI;

3 – GUIA DO POSTO OU DOCUMENTO COM INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A maioria dos postos já tem bons documentos preparados (Guia do Posto, Guia de Chegada), que podem ser copiados ou usados como base. Dentre o conteúdo que a AFSI considera relevante, estão:

  • Nomes, telefones e e-mails de algumas corretoras de imóveis,
  • Uma pequena seleção dos hotéis mais usados na chegada,
  • Os contatos de algumas escolas (locais, internacionais, francesa e americana).
  • Uma relação dos documentos que a familia precisará ter em mãos logo na chegada ao posto, para fazer a carteira de identidade local, para alugar uma casa, para comprar um telefone celular, para abrir uma conta bancária, etc.
  • Informação sobre seguro de responsabilidade civil (ex: proteção para o caso de uma pessoa cair na neve que está na frente da sua casa, ou se o teu cachorro derrubar alguém), seguro de casa e de carro, etc; questões de segurança, alarme, etc
  • Informações práticas sobre o posto e a cidade (ex: se é comum dar gorjeta, de quantos %, que na europa a maioria dos restaurantes fecha a cozinha às 14:30, como funciona a questão de estacionamento, se é comum levar cachorros ao restaurante, como são os transportes públicos, como e onde comprar as passagens para o transporte público, quantos meses de aluguel adiantado são normalmente solicitados, etc.).

O documento modelo, com estas informações básicas, caso ainda não exista, pode ser preparado com antecedência pelos voluntários da AFSI nos postos, sendo revisado periodicamente a cada 6 meses, antes de cada ciclo de remoções.

4 – NA PARTIDA

Apoio a família na fase da mudança, oferecendo pequenas ajudas, como levar ou buscar as crianças na escola, no dia do empacotamento, etc. O grupo poderá ajudar com as providências/finalizações que ficam pendentes após a partida da pessoa/família removida – contas de internet, luz, agua, documentos escolares, que chegarão após a partida do servidor.